terça-feira, 4 de dezembro de 2012

COMPRA DE PRODUTOS EM SITES DE COMPRAS COLETIVAS

Quem acompanha minhas postagens deve ter percebido que a maioria dos cupons que compro são de serviços e não de produtos. Confesso que tenho um certo receio de fazer compras de produtos em sites de compras coletivas, até porque a maioria das ofertas são referentes a produtos importados e que fica mais difícil ainda a questão de garantias, trocas, etc.

Vale lembrar que, mesmo sendo compras coletivas os direitos dos consumidores são garantidos e devem ser exigidos. Vale a pena verificar as garantias, prazo de entrega, se o frete será cobrado a parte e qual valor será, etc.

Vejo muitas reclamações de pessoas que compraram produtos e não receberam, receberam fora do prazo ou um produto que não correspondiam as expectativas ou as vezes um produto diferente do descrito na oferta.

Uma dica: antes de comprar, salve uma cópia da página da oferta, salve todas as regras da oferta, os prazos estabelecidos. Já vi casos de ofertas que primeiro diziam que o valor correspondia a 3 garrafas de uma bebida e depois o site mudou para duas garrafas. Quem comprou antes da mudança, tem direito de receber 3 garrafas e se tiver salvo uma cópia da oferta, fica tudo mais fácil.

Apesar de ter medo, já fiz compras de ofertas de produtos. Entre a lista:
-caneta removedora de esmalte: funciona, mas viveria bem sem. Na verdade, usei algumas vezes só. Será que foi uma compra compulsiva?


Fonte: Mercado Livre

- cafeteira: o café saia frio, usei umas duas vezes só e desisti, pois gosto do café pegando fogo, feito na hora

- organizador de lingeries: esse eu curti, foi o que salvou minha gaveta de lingeries (confesso que vivia bagunçada, rsrs). Recomendo com certeza. Veio um porta calcinha (como uns casulinhos) e um porta soutiens de bojos.
Fonte: site softblog

- bolsa de praia + chapéu: ridículos, nunca usei. A bolsa era pequena, parecia de feira. O chapéu, nem sei onde foi parar e a bolsa eu acabei usando como porta marmita (daí dá para ter uma noção do tamanho que era a bolsa) Ainda mais para pessoas que como eu levam a casa para a praia (uns 3 tipos de protetores, protetor solar para cabelo, toalhas, escova de cabelo, chapéu, shorts, saída de praia, óculos, celular, todas as coisas do marido, etc),bolsa pequena não serve.
Site Tucano Gold

- ração para cães: comprei duas vezes e as duas vezes gostei. Nessa hora, é bom dar uma pesquisada na composição da ração. Use como referência a composição da ração que você já está acostumado a dar. Na dúvida, pergunte para seu veterinário o que ele acha. Importante também fazer a transição aos poucos, senão pode dar diarreia (tem hora que o lado profissioanl não se controla, rsrs).


Minha ultima compra foi uma balança digital de cozinha do site Massa ofertas (link da oferta). Já fiz a compra no site, utilizei meu cupom sem nenhum problema. O produto ainda não chegou, mas espero não me decepcionar. assim que chegar eu falo se gostei ou não.
Site Massa Ofertas

Resumindo, cuidado quando comprar produtos em sites de compras coletivas, principalmente se forem de valores altos (celular, câmera fotográfica, notebook, etc). Preço muito fora da realidade do mercado... desconfie, pois desconto é possível, quase de graça tem coisa errada. Além desses cuidados, se comprar e se sentir lesionado, faça valer os seus direitos de consumidor.


10/12/12 (complementação)
Minha balança digital chegou antes do prazo estabelecido. Ela é linda, igualzinha a da foto. Não me arrependi da compra. Testei, ela funcionou direitinho. Acho que será bem útil na cozinha.

2 comentários:

  1. oi estou para entrar em um grupo de compras coletivas, vc teria algum que fosse compras coletivas de minimo de pessoas por compra, ja ouvi falar de um tal ipo nao sei o que, ele quando fecha 15 pessoas o anuncio acaba, ja vi gente comprado ipad e outras coisas importadas, mais nao sei qual o site, poderias me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você pretende comprar produtos importados recomendo os sites massa ofertas e o clickon. Produtos de marcas mais conhecidas recomendo o site privalia. Esses sites lançam as ofertas e enviam para os emails das pessoas cadastradas no site. Algumas duram apenas horas, outras tem limite de quantidade. Por isso vc tem que sempre estar acompanhando os emails. Apesar de chamar compra coletiva, não é vc quem tem que montar grupos de compras, na verdade o grupo de compra serão todas as pessoas cadastradas no site, mas vc só compra se a oferta te interessar

      Excluir